Há muito que o E-Mail Marketing é uma ferramenta de marketing digital generalizada. Enviado para o email, os subscritores recebem informações relacionadas com a empresa, novidades, promoções, campanhas e ofertas exclusivas.
Apesar de subvalorizada, esta continua a ser uma ferramenta primordial e com resultados positivos junto das pequenas, médias e grandes empresas.
Independentemente da plataforma, para enviar um E-Mail Marketing precisa de ter atenção a estas dicas:
Cumpra a legislação
Antes de enviar o email, garanta que está a cumprir a legislação aplicável ao país ou na região em causa, caso não queira estar sujeito a denúncias, coimas e sanções.
Desenvolva uma lista de emails que cumpra a política de privacidade da sua empresa
Procure aumentar a sua base de dados a cada E-Mail Marketing enviado.
Utilize formulários inseridos no seu website, loja online, blog, landing pages e redes sociais. Se tiver orçamento para investir, o ideal será desenvolver campanhas de geração de leads.
Tente sempre reter as seguintes informações – nome, email e país e/ou cidade do subscritor. Se tiver acesso, poderá também incluir o contacto telefónico.
Escolha da plataforma para o envio do E-Mail Marketing
Utilize sempre a mesma plataforma de envio.
Há uma infinidade de plataformas, pesquise e escolha aquela que vá de encontro às suas necessidades. O Mailchimp e E-goi são as mais utilizadas, mas existem muitas outras.
Muitas das plataformas são gratuitas, consoante o volume da base de dados que possui.
Desenvolva conteúdos interessantes
Procure comunicar e apresentar os assuntos de uma forma interessante, comunicativa e diferenciadora. Isso fará aumentar a abertura e os cliques do E-Mail Marketing.
Comunique regularmente
Deve definir a periodicidade de envio dos emails. É importante a sua base de dados saber que naquela semana irá receber o seu email.
Personalizar e segmentar
Além do envio de emails para a totalidade da base de dados, é importante enviar também para um grupo restrito da sua base de dados, promovendo aos mesmos um conteúdo exclusivo e próximo da marca.
Acompanhe as estatísticas
Das várias métricas disponíveis, as mais importantes para perceber o impacto dos resultados do seu E-Mail Marketing são a Taxa de Abertura e Taxa de Cliques.
Em média, o valor de referência no envio do email é de 15% na taxa de abertura e 5% na taxa de cliques.
Depois destas, tenha em atenção os links mais clicados, os horários com maior atividade, os dispositivos mais utilizados, os países e regiões com maior taxa de abertura, os novos subscritores e a anulação de subscrições.
Toda esta análise, vai permitir melhorar os resultados dos próximos emails enviados.
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